Livros
Jogos eletrônicos, mobilidades e educações : trilhas em construção / Lynn Alves, Jesse Nery, organizadores. - Salvador : EDUFBA, 2015.
A obra reúne 18 artigos que tratam das diversas interfaces que compõem o universo da cultura digital, bem como de sua interação com o sujeito, em cenários de aprendizagem escolares e não escolares. Os textos são resultantes da pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais (GPCV) da Universidade do Estado da Bahia nos últimos dois anos, em parceria com pesquisadores de distintos grupos do Brasil e dos Estados Unidos. Jogos Eletrônicos, Mobilidades e Educações propõe reflexões acerca das tecnologias comunicacionais com ênfase nos games, discutindo também o seu processo de desenvolvimento. As trilhas em construção apresentadas no livro são duas: na primeira parte, há ênfase na pesquisa do uso das tecnologias móveis. Os discursos dos pesquisadores que têm os games como objeto de investigação compõem a segunda parte da obra, analisando-os sob diversas perspectivas: de sua concepção ao público consumidor.
MUSEUS VIRTUAIS E JOGOS DIGITAIS Novas linguagens para o estudo da história
A proposta da obra é dar voz a pesquisadores/as, professores/as e historiadores/as do Brasil e de Portugal que vêm experimentando a mediação dos jogos digitais e museus virtuais em espaços diferenciados para aprendizagem e ressignificação de conceitos históricos. A interação com esses artefatos tecnológicos e culturais estimula uma simulação e experiência por imersão em âmbitos semióticos que, além de engajar jogadores/as e visitantes, possibilita a aprendizagem significativa. As questões apresentadas na obra ainda têm pouco eco no espaço acadêmico brasileiro e indicam o muito que precisamos avançar no Brasil, na discussão sobre games e museus digitais.
Teses e Dissertações
VIANA TELLES (2019). Empatia Histórica e Jogos Digitais [Universiade do Estado da Bahia- Uneb]. In NASPA Journal (Vol. 42, Issue 4). |